Olhares e Enredamentos

A décima terceira edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema reflete a consolidação do interesse do público brasileiro pelo cinema árabe. O objetivo principal desta edição é salientar o reconhecimento cultural entre o Brasil, América Latina e Mundo Árabe, criando um enlace de culturas, trajetórias e histórias. Há uma grande distância entre o que é chamado genericamente de ‘Mundo Árabe’ e nossa realidade latina, e a Mostra Mundo Árabe se propõe a retratar a realidade política, social e cultural dos países árabes, rompendo com estereótipos e simplificações. Mas há mais que nos une, que nos aproxima. Nesta edição a Mostra se propõe a um olhar para si através do outro, a um olhar humanista que aflora ao entrarmos em contato com os dramas comuns que nos unem.

O cinema produzido nos países árabes tem elevado grau de sofisticação estética, refletido não somente nos tradicionais panoramas Mundo Árabe e Cinema Palestino, como também nas seções Diálogos Árabes-Latinos e Franco-Árabe. Esta edição traz 23 filmes e 54 exibições de títulos que obtiveram destaque no Berlinale International Film Festival, Dubai International Film Festival, Arab Film Awards, Toronto International Film Festival, Locarno International Film Festival e Athens International Film Festival.

A circularidade, migrações e diálogos interculturais são temas especialmente importantes para a direção cultural deste ano, que buscou integrar os dramas do refúgio e a empatia humanista que nos conecta ao próximo. Universos entrelaçados, conexões que permanentemente se fazem e se refazem, enredamentos e trocas é o fio condutor que orienta esta edição da Mostra.

Mais uma vez, o Sesc e o Banco do Brasil integram-se à esta iniciativa do Instituto da Cultura Árabe, reafirmando seu compromisso em criar e ampliar espaços para o acesso a cinematografias do Mundo Árabe. Ao fomentarem a exibição de produções de diversos gêneros e enfoques, além de encontros para reflexão crítica e estética, estimulam maior conhecimento, empatia e tolerância.

A exemplo das edições anteriores, a Mostra contará também com a presença de convidados nacionais e internacionais e atividades especiais, como exibições-conversa com diretores, mesas de debate e um CineClub. Mais um ano a Mostra Mundo Árabe firma-se como espaço para o diálogo, para a abertura e para a difusão cultural árabe, brasileira e latina.

 

Instituto da Cultura Árabe

 

Sesc
A ideia de que não há um, mas vários mundos deriva da noção de que a diversidade das expressões culturais abrange tantas dimensões da vida das pessoas que cada cultura confi gura não uma parte do todo, mas um todo entre outros, cada qual com as suas idiossincrasias. Esse todo é ele mesmo diverso e quase nunca se mantém isolado dos demais.

Pródiga em abrir caminhos rumo ao desconhecido, a arte possibilita que diferentes mundos se toquem. A literatura, a música, a fotografia transportam para cá e para lá, fazendo uso do imaginário como veículo. Incorporando essas diversas linguagens, o cinema emerge, também, como produção artística que estimula conexões.

No caso do mundo árabe, narrativas produzidas por gente de fora comumente resultaram em caricaturas exóticas. Ergueram-se estereótipos que diziam mais respeito aos seus autores do que àqueles que se pretendia retratar. Com o passar do tempo, narrativas elaboradas por gente de dentro encontraram espaço para circular.

Articulando tramas pessoais, nacionais e culturais, a cinematografia árabe abre portas às particularidades dos indivíduos e dos países que compõem esse universo. Assim, a Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo Sesc, em parceria com o Instituto de Cultura Árabe e com o Centro Cultural Banco do Brasil, configura-se como um convite para adentrar esse mundo, desbravar as paisagens, dividir as angústias e encarar os dilemas ao lado daqueles que o habitam, criando-se, quem sabe, novos mundos, a partir de inesperadas conexões.
Sesc São Paulo

 

CCBB • SP
O Banco do Brasil apresenta a 13ª edição da Mostra Mundo Árabe, em mais uma parceria com o Instituto de Cultura Árabe–ICArabe, que exibe um panorama da cinematografia árabe contemporânea.

Evento consolidado no calendário cultural de São Paulo, a mostra traz trabalhos que mapeiam os aspectos culturais, políticos e sociais desses países, bem como filmes brasileiros e latino americanos com temática relacionada à cultura e imigração árabe. Além dos filmes, haverá a presença de cineastas para conversar com o público presente e debater sobre questões relevantes deste universo.

Ao integrar-se mais uma vez à iniciativa, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a ampliação do acesso a cinematografias ainda pouco conhecidas dos brasileiros, assim como a difusão e a democratização do acesso a culturas diversas, incentivando o conhecimento e a reflexão.
Centro Cultural Banco do Brasil